A receitinha do dia mais que deliciosa eu aprendi com a mãe da Mi: Risoto de carne seca com queijo coalho! O risoto é um prato único por isso mais pratico impossível.
Eu servi de entrada uma saladinha de alface americana, com tomatinho cereja e mussarela de bufala. Para harmonizar um vinhozinho sauvignon blanc e água mineral evian.
Ingredientes:
- 2 xícaras de arroz arbóreo;
- 2 cebola média picadinhas;
- 3 dentes de alho;
- 1 xícara de vinho branco;
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
- 2 colheres de sopa de manteiga;
- 1 cubo e meio de caldo de legumes;
- 1 litro de água;
- 1 pacote de queijo coalho;
- 1 caixa de carne seca embalada à vacuo (ela já vem pronta e cozida, basta dar uma refogadinha);
- Sal a gosto.
Modo de fazer
Em uma panela, doure o alho, acrescente a cebola e quando estiver douradinha, acrescente a carne seca. Mantenha por uns 5 minutos no fogo e reserve.
Ferva 1 litro de água para dissolver o caldo de legumes.
Em outra panela, refogue o restante da cebola e o arroz no azeite. Acrescente o vinho, mexendo sem parar por uns 3 minutos. Em seguida vá acrescentando o caldo quente (água que você dissolveu o caldo de legumes) uma concha de cada vez. Não pare de mexer até que o arroz fique levemente cozido e cremoso. Por fim acrescente a carne seca, o queijo coalho e a manteiga.
O arroz deve ficar "al dente".
O grande segredo é não parar de mexer e acrescentar o caldo de legumes aos poucos até que o arroz cozinhe. O arroz arbóreo possui mais amido do que os demais e exatamente isso que garante a cremosidade.
O ideal é servir logo após o preparo para garantir a saboreá-lo quentinho e cremoso. Se preferir salpique queijo parmesão.
Mesa improvisada para um jantarzinho no meio da semana
Nenhum comentário :
Postar um comentário