26 outubro 2012

Brincando de Chef: Quem não curte uma ComfortFood?

Quem não curte uma ComfortFood?

Em meio a cortes de calorias e restrições alimentares, uma nova tendência chegou aos restaurantes mais badalados de todo o mundo. OComfortFood é um conceito americano para aquelas comidas que confortam a alma e são capazes de reunir as mais diversas emoções em um único prato.

Em contraponto ao popular fastfood, o novo estilo nutre nossa fome com produtos naturais e adicionam sabores muitas vezes escondidos em nossa memória tão corrida pelo dia a dia. Afinal, quem não fica feliz ao experimentar algo que lembra a comida caseira da avó ou da mãe?"Quando penso em cada uma dessas comidas tenho lembranças que são como um abraço. Elas matam minha fome emocional."

Os pratos geralmente são elaborados a partir de receitas simples, preparadas com ingredientes naturais. Mesmo com esse ar caseiro, a tendência já chegou aos restaurantes badalados do mundo todo que adaptaram seus cardápios para oferecer opções dentro dessa ideologia. Cada cultura parece ter escolhido o seu prato. No Brasil, por exemplo, o arroz com feijão, bife e batata frita é considerado um prato com esse perfil. Acho que, por este motivo, esta comida que nos faz sentir "em casa" é a vilã quando o assunto é dieta, afinal, não há quem resista a um prato que mexa com suas melhores recordações.









Prepare pratos que traduzam o que você e sua família entendem por ComfortFood, afinal, esta definição é sempre muito pessoal, arrume a mesa e convide seus amigos para provarem suas "receitas de família", prá lá de especiais. Eles vão agradecer o carinho.
Mas antes me diga - qual a comida que mais o conforta?


Abobrinha com queijo e peito de perú:

Ingredientes
2 abobrinhas italianas
5 fatias de peito de peru
5 fatias de queijo (o que preferir, eu usei prato)
1 colher de sopa de requeijão
Queijo ralado a gosto
Orégano a gosto
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo
Depois de tirar a tampinha de cima, corte a abobrinha ao meio, de comprido, deixando-a em duas partes. Com a ajuda de uma colher, cave a parte branca (com as sementes) de cada uma das metades e reserve em um recipiente. Pique as fatias de queijo e de peito de peru em pedaços pequenos e misture com a parte que você tirou da abobrinha. Em seguida, junte o requeijão (uma colher de sopa cheia ou o quanto for suficiente para dar liga – mas, se for colocar bastante, lembre-se que ele escorre quando quente) e tempere com sal, pimenta do reino e orégano a gosto. Coloque a mistura do recipiente dentro das “barquinhas” da casca da abobrinha, polvilhe com queijo ralado, e leve ao forno por cerca de 20 minutos. Quando a casca estiver cozida, está pronto.





Smoothie de Melância


O calorão chegou com tudo no Rio de Janeiro etem coisa mais gostosa (e saudável) do que uma fruta geladinha no meio da tarde? Para mim, uma que tem a cara do calor é a melância. E não é para menos: ela tem cerca de 90% de água na composição.

Geladinha pode ser servida em pedaços (olha que ideia simpática, um verdadeiro picolé de fruta), como suco ou batida com iogurte, num refrescante smoothie.

Rendimento: 1 porção

Ingredientes
180 ml de suco de melância
100 ml de iogurte
30 ml de xarope de amêndoas
15 ml de xarope de baunilha
Açúcar a gosto

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer. Sirva em um copo tipo tulipa grande. Se quiser fazer uma graça, decore com um pedaço da casca da melancia.




Polenta cremosa com gorgonzola e ragú de carne moída

Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos
Rendimento: 20 porções (20 xícaras de café)

Ingredientes:

Para a Polenta:

5 xícaras de chá de água
Sal a gosto
1 xícara de chá de fubá pré-cozido
150 g de gorgonzola esfarelado
1 colher de sopa de manteiga

Modo de fazer


Polenta

Coloque água e sal numa panela em fogo alto. Assim que a água ferver, abaixe o fogo, adicione o fubá de uma vez e mexa vigorosamente até que a mistura engrosse. Logo depois junte o gorgonzola e mexa até que o creme fique homogêneo. Desligue o fogo e adicione a manteiga e mexa até que ela desapareça na mistura, o que deixará a polenta mais brilhante e cremosa.



Ingredientes:

Para o Ragú de carne moída:

2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola pequena picada
1 cenoura picada
1 talo de salsão picado
400 g de carne moída
250 ml de vinho tinto seco
500 ml de tomates pelados
500 ml de água
2 colheres de sopa de manjericão picado
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:
Ragu de carne moída

Numa panela, aqueça o azeite e refogue a cebola até que ela fique transparente. Adicione a cenoura e o salsão e refogue. Junte a carne moída e, mexendo de vez em quando, deixe-a dourar. Acrescente o vinho, deixe evaporar, e coloque os tomates e a água. Abaixe o fogo e deixe que cozinhem por mais ou menos uma hora, mexendo sempre para que os tomates se desfaçam. Durante o cozimento, coloque o manjericão, o sal e a pimenta. Ao final experimente o ragu e retifique os temperos, se necessário.

Montagem:

No fundo de uma canequinha ou copinho transparente, coloque uma colher de sopa bem cheia da polenta cremosa.

Sobre a polenta, coloque uma colher de sopa cheia do ragú.

Cubra o ragu com queijo parmesão ralado e decore com um broto ou uma folha de manjericão.





MANESINHO ARAÚJO: 


INGREDIENTES PARA O CREME:
4 ovos
1 colher (cha) essência de baunilha
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de maisena
1 litro de leite

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo sempre até obter um creme.


CALDA DE CARAMELO:
2 xicaras de água
1 ½ xícara de açúcar
1 canela em pau
4 Bananas maduras cortadas em rodelas

Modo de Preparo: Leve o açúcar em fogo brando para queimar. Quando estiver dourada, adicione a água e deixe ferver até engrossar. Adicione a canela em pau. Coloque as bananas em rodelas nesta calda para que as mesmas fiquem macias.

SUSPIRO:
5 claras
10 colheres (sobremesa) de açúcar.
Raspas de limão

Modo de Preparo: Bata as claras na batedeira até que fiquem em consistência neve. Adicione o açúcar aos poucos e bata bem até que fiquem firmes, junte as raspas de limão.

Montagem:
Disponha camadas de creme, banana, creme, banana e finalize com o suspiro. Leve ao forno para dourar o suspiro. Sirva gelado.



Um ótimo final de semana!

Bjs,

Sami. 


Nenhum comentário :