19 julho 2012

BRINCANDO DE CHEF: Chá entre amigas

Oi gente,

Hoje é dia da Sami no Brincando de chef compartilhar uma super dica gastronômica. Mas antes, demos uma passadinha aqui desejar um excelente DIA DO AMIGO para vocês!

Você já ligou para seu amigo ou deu um mega abraço nele?


Existem pessoas de poucos amigos, de muitos amigos, de um amigo e outras que também as que cultivam amigos. Temos o maior orgulho de me encaixar nessa última classificação. Cultivamos amigos de infância, de colégio, de faculdade, de curso, do antigo trabalho, do atual trabalho, da vida, os amigos dos amigos que hoje tornaram-se nossos amigos, os amigos virtuais... E hoje temos vocês, nossos queridíssimos amigos blogueiros, leitores fiéis!

É POR ISSO QUE PARA NÓS HOJE É DIA DE FESTA! Parabéns à todos os nossos queridíssimos amigos! Somos muito felizes por tê-los em nossas vidas.
Beijos,

Carol e MI.





------------------------------------------------------------------------------------------------

O chá da tarde ganhou força neste inverno. Então que tal aproveitar a estação e preparar em sua casa, um delicioso chá da tarde para você e suas amigas? Uma ótima dica para quem deseja reunir as amigas para trocar confidências ou simplesmente para rir um pouco e relaxar, sem falar no charme do evento.

Farto em guloseimas e bebidas, o chá da tarde segue regras. Começamos com os salgadinhos, depois os sanduíches e por fim, os doces. Começar com os doces fica enjoativo. A bebida requer cuidados no preparo. Nunca deixe o chá ferver. O ideal é aquecer a 90 graus, porque a água fervente tira os elementos voláteis do chá e com isso o aroma e o sabor. Um truque para deixá-lo mais saboroso é pingar uma gotinha de limão para realçar o sabor. A acidez da fruta deixa o gosto do chá mais pronunciado. A bebida deve ser servida com a xícara quente.
Obedecer à hora do chá tem uma razão. “A hora ideal para tomar o chá é à tarde, não à noite, pois ele tem cafeína e pode tirar o sono”.







Então é hora de pensar em alguns preparativos, sim?


Já pensou em enviar um convite para as amigas? Será uma excelente estratégia para começar a criar o clima do evento antes mesmo de ele começar. Ou, ainda, o convite começa a gerar uma expectativa gostosa entre suas convidadas…

Sendo uma coisa ou outra, por mais simples que ele possa ser não abra mão de enviar convites reais ou virtuais para estabelecer o clima de seu evento.






Pense no cenário para a ocasião. O encontro será dentro de casa ou fora?

Escolha a louça que você pretende usar para bebericar o chá ou café com as amigas sem se preocupar com maiores sofisticações. E você nem precisa ter jogos completos, sabia? Use o que você tem em casa mesmo. Os detalhes decorativos é que podem fazer toda a diferença. Um ponto aqui, outro pormenor ali, e todo o conjunto pode impressionar suas convidadas.

Acho que é interessante escolher as cores que vão predominar no dia da festa para que a decoração seja harmoniosa. Pode- se escolher tons de rosa e outros similares como lilás e roxo para usar em algumas peças complementares. Use velas espalhadas pela mesa. Acho que elas proporcionam uma atmosfera aconchegante e acolhedora, mesmo quando acesas durante o dia.

Também acho simpático usar marcadores de lugar com os nomes das amigas para que todas se sintam especiais! Acho que mulheres adoram detalhes e devemos procurar caprichar em cada um dos itens da “festinha”. Um belo arranjo de flores também dá um toque especial a qualquer evento!



O que comer? Hum… Hora boa essa, hein? Coisinhas gostosas, práticas de servir e preparar devem fazer parte do seu cardápio. A última coisa que se quer é ficar descabelada e desesperada por causa disso, não é verdade? Se é! “Festinha”. Um belo arranjo de flores também dá um toque especial a qualquer evento!



Além das tradicionais bebidas, café, leite, chás variados e chocolate quente, podemos servir no Chá da tarde algumas bebidas geladas como chás gelados, sucos e coquetéis de frutas preparados sem álcool. Mini sanduíches, bolos, rocamboles, biscoitos salgados e doces, pães salgados e doces, geléias ,mel, manteiga, pastinhas, frutas, frios, açúcar em cubinhos, adoçante.




Temos também alguns pontos importantes que devemos considerar quando vamos receber nossas queridas amigas, para garantir um bom resultado (todo mundo de barriga cheia e feliz da vida) e evitar surpresas desagradáveis (Ex: faltar comida ou começar o babado e você ainda estar na beira do fogão toda descabelada).

1 – Planeje e organize-se: mesmo que as receitas sejam práticas, traçar um planejamento te deixa no controle da situação, você economiza tempo e fica mais difícil alguma coisa sair errado.

2 – Adiante de véspera: o que puder ser feito e guardado na véspera somente para ser finalizado na hora te dá no dia à tranquilidade de ir se arrumar e receber a todos sabendo que na hora certa a comida estará na mesa.

3 – Procure saber sobre as preferências das suas convidadas. Se alguma delas tem um paladar muito seletivo ou até restritivo (tipo, não toma refrigerante) e você já sabe o que a agrada, faça um esforço e tente atendê-la, tenha a certeza que sua amiga ficará feliz sabendo que você pensou nela, além de evitar que alguém se sinta excluído na hora de se servir.



Quem sabe este não será um primeiro encontro de uma Confraria do Chá da Tarde??? Não seria o máximo da dondoquice?

Bjs,

Samara.

Nenhum comentário :