29 junho 2011

Pelo RJ - Feira Rio Antigo

Oi pessoal, tudo bem?

Hoje vamos sugerir um programa legal e diferente, principalmente para os que curtem decoração e antiguidade:  A Feira Rio Antigo. 






























A feira acontece todo primeiro sábado do mês, a partir das 10h, na Rua do Lavradio, no Centro do Rio.











Lá são encontrados móveis e objetos antigos, como quadros, espelhos, tapetes, louças e alguns serviços, como restauração de mobiliário, consertos de lustres, estofamento, pinturas especiais entre outros itens. 

Além das barraquinhas espalhadas ao longo da rua, os inúmeros antiquários que habitam o local  abrem as portas para visitação e venda de objetos. 

A impressão que temos é que entramos num TÚNEL DO TEMPO, ao dar de cara com objetos "vintage", como máquinas de escrever, espelhos, lindas garrafas e louças, telefones, ventilador...





Observei que assim como na moda, a decoração, na atual onda "retrô" e "vintage" também revisita outras décadas. Prova maior disso são alguns objetos, como esses espelhos, que estavam à venda nos antiquários, e, que também são encontrados em lojas como Tok stok.


Antiquário







Tok stok




Acredito que esse modelo de geladeira, serviu de inspiração para Brastemp a lançar a FOFÉRRIMA linha retrô























Linha Brastemp Retro



Um simples passeio a feira Rio Antigo, serve como inspiração para decoradores, colecionadores, amantes de arte e ainda "curiosos e palpiteiros" como eu, que buscam uma decoração original, mesclando peças atuais com outras retrô. 

Um luxo!


















Fiquei completamente louca com essas duas peças! QUERO PARA MIM! 

Detalhe para as louças que estão dentro!

Vi também muitos objetos que fizeram parte da minha infância, como essas garrafinhas de coca-cola ... 






















E outros bem "peculiares", como é o caso dessas fotos... A minha santa ignorância até agora não captou quem compraria fotos de pessoas desconhecidas???























Existem ainda vários restaurantes espalhados pela rua, que servem os mais deliciosos petiscos e refeições. Mas o que observei é que a maioria dos frequentadores vão mesmo atrás de um chopp gelado e de uma boa feijoada! 

Com direito a música...
  
















A Rua do Lavradio tem uma importância cultural e arquitetônica para o RJ. Ela foi uma das primeiras ruas residenciais da cidade maravilhosa, moradia e local de encontro de poetas, escritores, tipógrafos políticos e artistas que fizeram a história carioca. 

Então, fica a dica! 

Eu ADOREI o passeio! 

O clima é único e agradável demais! Eu sai de lá cheia de idéias! Confesso que por conta "precinho" super em camarada dos objetos, até me deu vontade de fazer uma limpa na casa das vovós e titias que ainda guardam peças iguais as que vi por lá, para vender nos antiquários na minha próxima vinda a Feira Rio Antigo.  

Bjokas, 

Carol. 

6 comentários :

Gi disse...

Carol,

Não sei vc sabe mas eu ADORO garimpar coisinhas antigas e a feira da lavradio é mesmo inspiradora! O problema é que desde que o vintage entrou na moda tem umas lojas lá com preços bem salgados.

Mas para quem quer seu objeto ou móvel vintage com um precinho camarada (me achando a especialista! hahaha) dou duas dicas:
Objetos em geral - feira da praça XV, todo sábado de manhã em frente as barcas. Tem muito lixo, mas garimpando eu já comprei muito coisa legal por lá.

Móveis - procure os brechós de bairro, aqui em jacarepaguá-RJ eu achei móveis muito legais bem mais baratos, só que nem sempre estão limpinhos, lustrados, na cor desejada, mas vale a busca.

Acrescento mais duas dicas importantes: não demonstre muita paixão pelas peças (pq o vendedor sabe q a maioria dos itens é único e que vc vai acabar comprando) e sempre pechinche!
Também não vá muito com cara de pessoa "rica" nas feiras e brechós.
Não é para ir fantasiado de mendigo! Falo isso pq é comum as peças terem o preço fixado, então os caras botam o preço conforme a nossa cara... Ai se vc aparece linda, maravilhosa já viu o preço que ele vai fazer!!! kkk

Enfim parabéns pelo blog Carol! Tá fofo e sou assídua frequentadora!

Querendo companheira para garimpar por ai me chama! bjsss
Gisele

Fusca Rosa disse...

Oi Gi,
Não sabia que vc gosta de gosta de garimpar!!!! OLHA QUE VOU TE CHAMAR MESMO!!!
Realmente achei os preços lá na feira fora da real.
A feira da Praça XV já está na minha lista e quanto aos brechós de móveis... sempre passo em frente a um, mas nunca parei. Amanhã mesmo vou dar um pulo lá e depois te falo... Estou atrás de uma mesinha de cabeçeira.
Amei as dicas!
Obrigada pela assíduidade, viu?!
Bjokas,
CAROL.

Gi disse...

Pode marcar sim, pq eu estou querendo dar um pulo lá para procurar umas coisinhas.

Tem um brechó no final da Ayrton Senna, antes da linha amarela que tinha muitas coisas com preços interessantes. Fiquei de olho numa cômoda lá.. kkk
Há uns anos atras eu fui em uns tb na Estrada dos Bandeirantes e outros dois na rua principal da Cidade de Deus, acredita?! Nesses lugares menos "nobres" por incrível q pareça eu achei peças com bons preços e boa possibilidade de negociação! Mas faz tempo q não passo por lá para ver se ainda estão abertos e com bons preços. Vou descobrir e te conto!

Agora vou ler as dicas de maquiagem!! ;-)


bjss

Fusca Rosa disse...

Gi,
Esqueci de responder seu 2. comentário. Amanhã vou a 2 brechós com suas dicas na manga!!! kkk
Depois te conto se vale a pena.
Bjokas,
Carol.

Anônimo disse...

Nossa, eu AMO essas feiras! Acredita que eu não conheço? Qualquer dia vou conhecer.
Beijinhos e ótima dica! ;o)

Fernanda Carpinelli disse...

Voce acredita que eu tenho um ventilador igualzinho aquele "turquesa" ????
Já sei o que fazer com ele !