31 agosto 2012

Brincando de Chef: O macarrão!


Olá! 

Hoje é dia da comida mais rápida de fazer que nós conhecemos: O macarrão! 

Até o simples prato tem segredinhos para ficar perfeito. Veja dicas de preparo da massa e uma receita com molhopesto de dar água na boca.





Sabemos que existem vários tipos e formatos de macarrão. Os curtos, como penne, fusili; os longos, como espaguete, fettuccine... O que realmente importa para nós é que, independentemente do formato, o macarrão cozinha em minutos e, com o molho certo, você prepara uma receita incrível em menos de meia hora.





Primeiro item da nossa lista: tenha sempre na despensa uma ou duas caixas de tipos diferentes de massa; dê preferência às marcas italianas ou, pelo menos, feitas com grano duro.






Para dar um toque mais gourmet às receitas, nada melhor que temperos de boa qualidade.Noz-moscada serve para dar o tom em molhos brancos. Sal marinho, que é mais saudável e saboroso do que o refinado vale o investimento. Pimenta-do-reino, e um moedor, para garantir um toque ardidinho às suas preparações: mas tem de ser moída na hora! As compradas em pó ficam velhas muito rapidamente e perdem todo o sabor antes de chegarem ao prato.




Não pense que, para fazer macarrão, basta apenas adicionar massa à água fervente. A história não é bem assim. O prato predileto dos que têm pouca intimidade com o fogão exige alguns cuidados para ficar gostoso.Nada de jogar o macarrão no prato!!! Vamos aprender aqui as técnicas corretas para se preparar massas:

1. Use 1 litro de água filtrada para cada 100 gramas de massa. E atenção: macarrão não demora a cozinhar. Veja o tempo de preparo indicado na embalagem.

2. 10 gramas de sal é a medida ideal para cada litro de água. Mas coloque-o na água só depois de ela ferver, antes de acrescentar o macarrão. Se acrescentar antes, ela demora mais para esquentar.

3. Para saber se a massa está no ponto, corte um fio e observe se ainda é possível ver um ponto branco no meio. Está pronta quando ela estiver de uma cor só.

4. Não é necessário acrescentar azeite ou óleo na água para que os fios fiquem soltinhos. Para isso, o importante é cozinhar a massa em bastante água e mexer algumas vezes. Normalmente os fios grudam quando começam a cozinhar. É necessário soltá-los com ajuda de um garfo longo. 

5. Se o macarrão não couber inteiro na panela, não é necessário quebrá-lo. Deixe metade para fora e, assim que a parte imersa na água amolecer, ele irá escorregar. Mexer com um garfo ajuda no processo.

6. Caso vá servir com o molho à parte, dissolva um pouco de manteiga ou azeite no macarrão. O mesmo serve para quando o macarrão for cozido para uso posterior.

7. Use sempre panelas grandes, com mais altura do que diâmetro,e fogão de chama forte.

8. O espaguete é o macarrão mais versátil de todos. Com ele é possível servir do básico alho e óleo aos mais requintados e extravagantes molhos como, por exemplo, com frutos do mar, bacalhau, trufas. 

9. Se não for servir imediatamente, depois de pronta, é preciso resfriar a massa em água gelada. Caso contrário, escorra o macarrão e misture o molho desejado. Vale guardar um pouquinho da água de cozimento para se precisar umedecê-lo.

10. Guarde o macarrão refrigerado e, na hora de servir com seu molho de preferência, passe ele rapidamente por água fervente.




Preparar um prato à base de massa pode ser mais fácil do que você pensa. Se você quer preparar aquela surpresa, em forma de um jantar intimista, essa dica é pra você. O Brincando de Chef vai lhe dar as dicas para surpreender os comensais, ou mesmo para seu próprio deleite.

É no mercado (bem longe da cozinha) que tudo começa. Se você não costuma manter em casa os ingredientes, comece por lá:

1- A escolha da massa
:

Esse item renderia um post inteiro. Entretanto minha sugestão é que você valorize o seu gosto particular. Você pode preparar esse prato com um Fettuccine, Spaghetti, ou qualquer uma de sua preferência. Outra sugestão é utilizar massa fresca, daquelas que você encontra próximo aos frios, no freezer do mercado.

2- Azeite:


O ideal é utilizar o virgem extra, que quando aquecido não perde suas propriedades. Não seja pão-duro e invista em um bom azeite.






3- Molho Pesto:


Você pode fazer seu próprio molho pesto:

4 Dentes de alho
1xíc de chá de folhas de manjericão fresco
1 C.S. de nozes picadas
100 g de parmesão ralado
½ xíc de chá de azeite de oliva extra virgem
½ C.C. de sal
Pimenta do reino à gosto


Preparo:

· Descasque os dentes de alho, pique-os bem e coloque em uma tigela;

· Adicione o sal e as nozes e misture muito bem;

· Lave as folhas de manjericão, seque e pique em pedaços bem pequenos e coloque também na tigela;

· Acrescente o queijo e o azeite e misture muito bem até obter uma pasta homogênea (o ideal é socar com pilão);

· Tempere com um pouco de pimenta do reino e conserve em um vidro esterilizado;


4- Queijo parmesão:

Pode ser o de pacotinho que já vem ralado. Mas depois de comprar um pedaço de parmesão de boa qualidade e ralá-lo manualmente, você nunca mais será o mesmo!.






Vamos ao preparo:

Cozinhe a massa em água fervente. Você pode cozinhar a quantidade suficiente para várias porções, juntas, ou manter a água quente e ir cozinhando porção à porção. O tempo também vai depender da qualidade da massa que você utilizar e do nível do fogo. Mas basicamente, de 8 a 15 minutos. Não ponha óleo na água, só sal à gosto. Retire antes que fique pronto e finalize na frigideira.

Depois de cozida a massa é hora de se dedicar à finalização:

Pegue uma frigideira e escolha o queimador mais forte do seu fogão, isso vai agilizar essa etapa do seu manjar.

Coloque um pouco daquele azeite especial que você adquiriu especialmente para essa “missão”. Lembre-se de que basta untar a frigideira, e não esqueça que você irá finalizar o prato, porção a porção. Azeite demais vai tornar o resultado muito gorduroso, então, não exagere. Se desejar mais, adicione no prato.

Ao retirar a massa da água, escorra bem e passe na água fria. Depois, leve à frigideira. À partir de agora é proibido inserir garfo, colher ou qualquer outro “instrumento” na frigideira. Primeiro porque você pode estragar o antiaderente, e depois porque você pode partir os fios de massa, o que seria péssimo.

Aqui é hora de testar (ou desenvolver) sua habilidade com a frigideira. Lembra como se vira panquecas na frigideira? Assim é com a massa.

Não existem muitas regras, você pode colocar a quantidade de pesto que desejar. Entretanto ele costuma ser bem intenso, então, minha dica é duas colheres de chá para cada porção, mas fique à vontade.

Adicione o queijo parmesão. Continua a dica de colocar a quantidade que você gosta. Cuidado para que o sabor do queijo não se sobreponha. É legal o queijo ser colocado ainda na frigideira para que possa se harmonizar com a massa e o molho.

Continuam os movimentos com a frigideira, pelo cabo, para que não queime.

Pronto! Sua massa está pronta. Agora escolha um vinho (Chardonnay ,de preferência) e delicie-se!

Um beijo e espero que tenham gostado.

Sami.








Nenhum comentário :