06 julho 2012

Brincando de Chef: Sopas gourmet

Oi pessoal, 

Com a chegada do inverno, as receitas ganham destaque nas mesas. Combinações tradicionais como a canja e a sopa de feijão, podem ser incrementadas e ter apresentações mais charmosas.

Elas são cremosas, irresistíveis nos dias frios e quando colocadas à mesa, transmitem ternura e aconchego. Se você achou que estamos falando das sopas, acertou! Afinal, tem prato mais democrático que este para saborear no inverno? É verdade, a sopa conforta, hidrata, recupera a energia, alimenta e esquenta, tem propriedades curativas, e cicatriza sentimentos tristes.

Desde que elas ganharam status gourmet, produções tradicionais como canja de galinha e sopa de feijão, foram incrementadas.

A sopa pode se apresentar mais sofisticada se, por exemplo, houver o cuidado de cortar os ingredientes em tamanhos iguais. A visualização de todos os ingredientes é muito importante. Aspectos simples como cortar o tomate em cubos iguais e não deixá-lo derreter vão dar um colorido bonito e mostrar a delicadeza do prato. Salsinha e cebolinha fresca também dão um toque final, mas deixe para colocar apenas na hora de servir para manter o aroma e as cores vibrantes.

Dependendo da ocasião, as sopas podem ser servidas em canequinhas de ferro fundido ou prato de sopa sofisticado; O mercado oferece cumbucas divertidas.





Preparo: Para se preparar uma deliciosa sopa um detalhe importante é escolher a panela certa. O ideal é aquela que conserva o sabor e o aquecimento por mais tempo, como as de Inox. Também é essencial mantê-la tampada.

Deixar a sopa cozinhar por horas não é recomendado, exceto em caso de grãos como lentilhas, feijões e sojas. Se a receita for um creme, por exemplo, os legumes devem cozinhar até estarem na textura de bater no processador. Se os legumes forem picados deixe de forma que se sintam os pedacinhos e os sabores.


Ingredientes: Na hora de preparar sua sopa invista em temperos frescos que além de realçar o visual, ainda liberam aromas. Recomendo o uso de diferentes pimentas para quem literalmente deseja se aquecer. Tenha cuidado para não exagerar na dose, pois a pimenta pode esconder os outros sabores. É melhor deixar para que cada um se sirva.

Uma dúvida frequente é se a sopa pode ser servida como prato principal: sim, as receitas mais simples, até as sofisticadas, agradam. A sopa gourmet quando degustada faz explodir diversos sabores na boca. Os cremes com azeites aromatizados necessitam apenas de um fio para despertar os sentidos.






Acompanhamentos: Os ingredientes da sopa precisam combinar com os acompanhamentos. Os azeites aromatizados são bem vindos aos cremes. Já nas sopas, os crocantes como croutons (pequenas torradas), bacon e calabresa, caem melhor. Para os mais lights uma opção é a torradinha com alho ou legumes no vapor.

 Pães de todos os tipos e sabores, inclusive os recheados e as torradas, são indicados para acompanhar a receita. Uma opção charmosa é servir a sopa dentro do pão (como o pão Italiano ,por exemplo).
Uma dica é picar tomates, colocar sobre uma fatia de pão, regar com fio de azeite, mussarela picada, orégano e levar ao forno até o queijo derreter. Depois temos os queijos, em especial, os amarelos que são mais encorpados, como o Emental, e o Gouda e o até mais popular: o parmesão.



Harmonização:

Harmonização é o equilíbrio entre a bebida e a comida. Uma não pode sobrepor a outra... Ela tem que complementar, realçar a preparação.


Sopa (canja): Chardonnay ou Pinot Blanc.

Sopa (cremosa): Chardonnay mais encorpado, Muscadet, Bordeaux branco, vinhos do Vale do Napa ou Sonoma. Espumantes e rosés leves também podem funcionar.

Sopa (substanciosa, com carne): tintos franceses do sul (Cotes do Rhône ou Vin de Pays d´Oc, por exemplo), tintos mais baratos como o Merlot ou cortes à base de Cabernet-Merlot, ou tintos sicilianos do sul (Nero d´Avola or Salice Salentino).




VICHYSSOISE

A pronúncia é vichyssoise (do francês), mas não se assuste porque não poderia ser nada mais simples: trata-se apenas de uma sopa fria à base de batatas e alho-poró. É engraçado e uma pena que as sopas frias nos causem tanto estranhamento, por não fazerem parte da nossa cultura. Eu mesma tive muita resistência para preparar e experimentar, mas feito isso, me rendi completamente à idéia das sopas frias, mais especificamente esta e a gaspacho. 

Não que a vichyssoise não possa ser servida quente, pode sim e fica ótima. Ela é perfeita para festinhas com pequenos roteiros gastronômicos. Exemplo: canapés – vichyssoise – salada – prato quente – sobremesa. E o melhor de tudo eu guardei para o final: É muito fácil, acompanhe e BON APPETIT !!! :


Ingredientes:

1 ½ xícara (chá) de alho-poró cortado em rodelas (parte branca)
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
½ litro de caldo de frango ( em ½ litro de água dissolver 1 cubo de caldo de galinha )
2 colheres de sopa de cebolinha picada
2 batatas grandes descascadas, em cubos
50 gramas de manteiga sem sal
1 cebola pequena finamente picada
Noz moscada a gosto
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto




Modo de preparo:

Refogar a cebola e o alho poró na manteiga até ficarem “transparentes”. Acrescentar a batata e o caldo de frango. Cozinhar até a batata ficar macia (cerca de 15 minutos após a fervura) e bater tudo no liquidificador. Retornar ao fogo baixo. Juntar o creme de leite, acrescentar o tempero com as especiarias. Espere esfriar e leve a geladeira até que ela esteja fria para servir ou sirva imediatamente decorando com a cebolinha.






CANJA FRANCESA


Ingredientes:

500g de Filé de Peito de Frango temperado à gosto
1 colher (sopa) de Margarina ou manteiga
200g de Creme de Leite fresco
2 litros de água
1 casca de canela
1 colher (sopa) de cebola ralada
2 talos de alho-poró fatiados
6 colheres (sopa) de arroz lavado
1 xícara (chá) de amêndoas torradas e processadas


Modo de Preparo:

Leve o peito de frango para cozinhar na água com a casca de canela até que esteja bem macio. Retire os Filés de Frango, desfie em pedaços pequenos e passe o caldo por uma peneira. Reserve-os.
À parte, aqueça a Margarina e doure a cebola e o alho-poró. Acrescente os Filés de Frango desfiados, o caldo, o arroz e deixe cozinhar.

No momento de servir, acrescente o Creme de Leite e salpique as amêndoas. Sirva quente.




Espero que tenham gostado do Brincando de Chef! 

Até a próxima.

Beijos, 

Samara Borkowski.

Nenhum comentário :