03 março 2013

Jantarzinho + decoração improvisada

Até me casar eu desconhecia meus dotes culinários. Eu até me virava na cozinha, mas não me arriscava a preparar um banquete. É por isso que não me canso de repetir: Necessidade é tudo! Se você não tem quem faça, vai ter que colocar a mão na massa. Com um pouco de boa vontade e paladar (sim enquanto cozinho provo absolutamente tudoooo) qualquer reles mortal é capaz de preparar uma refeição.

E ao longo desses quase 5 anos de "chef", me aventurei apenas uma vez a preparar uma suculenta carne assada. Mas não rolou ;(  O padrão de excelência do prato era alto, afinal de contas a carne assada da minha mãe e da minha sogra é o que há. Depois da frustração, demorou 3 anos para tomar coragem de tentar novamente.

Numa chuvosa noite de quarta-feira a carne assada desencantou e modesta parte ficou maravilhosa! E o que era para ser um simples jantar pós trabalho, tornou-se um jantarzinho romântico. O menu:

Entrada: Bruschettas ao manjericão. A receita compartilhei com vocês nesse post aqui: http://fuscarosablog.blogspot.com.br/2013/02/entradinha-bruschettas-ao-manjericao.html

Prato principal: Capeletti de carne (desses que compramos prontos no supermercado. Preparo super rápido) com carne assada. O molho ferrugem ficou ma-ra-vi-lho-so!

Agora anota aí a receitinha:

Lagarto Recheado

Tempo: 40 mim
Rend.: 5 porções

Ingredientes:
1 lagarto, em um só pedaço (1200g)
4 cenouras descascadas
1 colher (sopa) de Gril Maggi
3 colheres (sopa) de azeite
3 tomates
3 cebolas cortadas em rodelas


Modo de Preparo:

Com o auxílio de uma faca grande, perfure a carne, de um extremo ao outro e recheie com as cenouras. Corte o restante das cenouras em rodelas largas. Tempere com a carne com Gril. Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e frite a carne, até ficar com toda a superfície dourada. Adicione um litro de água, acrescente a cenoura, o tomate e a cebola, tampe a panela e cozinhe por cerca de 30 minutos, após iniciar fervura. Retire a pressão da panela e abra-a cuidadosamente, retire a carne e reserve.





Pulo do gato: Depois do cozimento na panela de pressão, coloquei a carne numa panela comum e fui virando-a de um lado para o outro para ela dourar. Aos pouquinhos fui colocando o caldinho da carne que sobrou na panela de pressão. Enquanto a carne ia dourando, esse caldo foi engrossando.


Eis o resultado:





Decoração super improvisada do jantarzinho
























Nada light para uma quarta-feira a noite, mas vamos nos permitir!!! Rs

Bjokas,

Carol.

Nenhum comentário :