02 janeiro 2013

5 passos para uma cozinha organizada

Olá queridos!

Feliz 2013! Que o ano seja repleto de paz, saúde, amor, sucesso, paciência e muita força para ir a luta!

Para começar o ano, escolhi um post de organização. Organizar é a palavra de ordem do mês de janeiro, pelo menos para mim! Sem falar que com as festas a casa acaba ficando completamente virada!

Então que tal começar a organizar a cozinha? Até por que ela é uma das áreas mais movimentadas da casa. Nada mais inteligente que mantê-la organizada e simples de usar. Isso facilitará sua vida.

Que tal 5 passos para organizar de uma vez por todas sua cozinha:





1- Armários vazios

Tire tudo de dentro dos armários. Descarte ou doe o que você não usa ​​com freqüência, itens duplicados (sem utilidade), quebrados e coisas que você nem lembrava que tinha podem ser descartados. Faça isso com cada armário e gaveta.


2- Grupo como itens
Depois de esvaziar os armários, separe os itens por grupos. Ex: Grupo dos pratos do dia a dia, refratários, itens sazonais, peças especiais que geralmente são utilizadas apenas em festividades.

Empilhe os objetos de cada grupo.


3- Organize os armários

Agora que você tem grupos estabelecidos, deverá decidir onde cada item deve ser armazenado. Peças usadas no dia a dia (copos, pratos, talheres, refratários, etc.) devem ser mantidas por perto, assim como os mantimentos utilizados frequentemente na preparação dos alimentos.

Os copos devem ser armazenados perto da pia ou geladeira.

Faça uma espécie de "estação de café ou chá"que inclui manter o açúcar, adoçante, pó de café, canecas e filtros próximos. Se quiser acomode-os em uma bandeja. Isso evita idas e vindas do outro lado da cozinha.

Organizadores de talheres são fundamentais para manter a ordem dos talheres dentro das gavetas.






4- Use potes transparentes e cestos organizadores para armazenar itens
Use potes herméticos para armazenar os alimentos abertos, como: açúcar, arroz, farinha, café, farinha de trigo, cereais e etc. Use cestos organizadores para agrupar itens pequenos como caixas de gelatinas, mistura de pudim e pacotes de queijo parmesão.








5- Armazene recipientes e tampas Juntos

Jogue fora recipientes sem tampa e guarde os restantes recipientes de plástico ou com as tampas sobre eles, ou armazene as tampas em outro recipiente maior, para que todos fiquem juntos. Faça o mesmo com as tampas de suas panelas e frigideiras. Uma caixa de plástico grande e claro irá mantê-los bem juntos e em seus lados. Outra opção é armazená-los em seus lados no gabinete sobre uma gradinha.





Agora é só colocar a mão na massa!

Bjokas,

Carol.

Nenhum comentário :