22 novembro 2012

Brincando de Chef: FOCACCIA

É pão, é pizza? Um pouco dos dois. A focaccia é uma receita italiana muito gostosa e bem fácil de fazer, se não fosse o tempo de descanso diria também que é rápida. Mas o tempo em que você ficará com a mão na massa, literalmente, é bem pouco. Há versões com cobertura e tudo, o que deixa a focaccia bem parecida com uma pizza, mas fiquei com uma versão bem básica à base da dupla azeite e alecrim. É uma massa ótima de se trabalhar e com resultado muito saboroso e macio. Só fazendo para ter noção do que é comer um pedaço de focaccia quentinho, recém-saído do forno. E, sem falar que, tem um quê de terapêutico fazer pão em casa: dá pra sovar os problemas até eles sumirem!





Então, mãos à massa, para mais esta delícia.

Focaccia:
(Rende uma focaccia pequena, cerca de 1/2 assadeira média)

200 g de farinha de trigo
1/2 tablete de fermento biológico fresco para pão (7,5 g)
100 ml de água morna
70 ml de azeite
2 colheres de sopa de azeite misturadas com 1 colher de sopa de água morna (bater com um garfo)
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de sal
Alecrim seco
Sal grosso (opcional) 



Em um copo, dissolva o fermento em 100 ml de água morna - morna e não quente -, junte o açúcar e deixe descansar por 10 a 15 min. Em um recipiente, coloque a farinha, abra um buraco no meio e salpique o sal pelas bordas. Coloque no buraco a mistura de fermento e os 70 ml de azeite, e vá levando a farinha com a colher para o centro, misturando tudo depois. Leve a massa para uma bancada e sove bem, até ficar bem lisa e macia. Nem precisa enfarinhar, não fica grudenta. Faça uma bola com a massa, corte uma cruz no meio da bola com uma faca, coloque em um recipiente, cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar em um local sem corrente de ar. Eu costumo colocar dentro do forno, desligado. Deixe descansando 1 hora. Após esse tempo, sove a massa novamente por 1 min e a coloque em uma assadeira untada com azeite. Vá achatando a massa com as mãos mesmo, abrindo com a ponta dos dedos do centro para a borda. Deixe com cerca de 1,5 cm de espessura. Pincele a focaccia com a mistura de azeite e água e deixe descansar por 10 min. Salpique por cima alecrim e sal grosso e leve ao forno médio pré-aquecido por 15 a 20 min, até dourar.


Obs: A focaccia deve conter muito azeite, para a massa ficar lindamente crocante por fora e macia por dentro.

Na hora de levar a focaccia para assar, coloque em um cantinho do seu forno um pequeno recipiente com água para dar umidade a massa.




Na Itália, é consumida tanto no desjejum, como aperitivo ou antepasto. A focaccia farcita é quando recheamos a focaccia tradicional, e literalmente farcita quer dizer, recheado. O recheio pode ser de pesto, à marguerita, com queijo, tomate seco e até versões doces. E também podemos acrescentar coberturas como: Queijos variados, azeitonas pretas, alcaparras, tomates, champignons, cebola roxa fatiada...



Um ótimo final de semana a todas,

Bjs,

Sami.



Nenhum comentário :