14 setembro 2012

Brincando de Chef: Técnicas gastronomicas - Papillote


Olá!

Quem já ouviu falar em papillote? O papillote é uma técnica culinária para o preparo de alimentos embrulhados no papel alumínio ou papel manteiga e assado no forno. É um dos melhores métodos de cozimento para alimentos delicados.

Trata-se de uma criação francesa adotada no mundo todo e que na Itália é chamado de alcartoccio, literalmente no embrulho.


Uma forma de cozimento muito interessante, pois como o alimento é cozido no próprio suco mantém o sabor, o aroma e fica super macio. Também ficam prontos mais rápido do que um assado tradicional.


Ideal para quem gosta de uma alimentação mais saudável, pois pode ser preparado sem adição de gorduras. Uma dica; sirva ainda embrulhado para que a pessoa ao abrir o pacotinho e sentir o aroma irresistível da preparação.










Peixe a roland

Ingredientes:

- 2 filés de peixe por pessoa
- 2 rodelas de cebola para cada filé
- 1 colher de requeijão light por filé
- 3 a 4 alcaparras por filé
- suco de limão à gosto
- sal a gosto
- papel alumínio medindo 25 x 25 cm por filé.




Modo de preparo:



1- Abra o papel de alumínio, coloque no meio o filé preferido. Salgue-o a gosto (não coloque muito sal, pois o limão também salga).


2- Espalhe o suco de limão.


3- Espalhe sobre ele o requeijão light.


4- Coloque as duas rodelas de cebola.


5- Coloque as alcaparras.


6- Feche o pacote dobrando bem as pontas.


7- Asse em forno médio por 10 minutos. Sirva-o ainda embrulhado no alumínio.






O salmão deveria ser obrigatório na alimentação feminina! Mas se você cansou de “grelhadinho” ou não suporta o cheiro de peixe frito em casa, use esta técnica do papillote que é super fácil, saudável e prática: é só embrulhar e assar!


Ingredientes:


1 posta de salmão de cerca de 200 g (com a pele)


¼ de cebola

2 colheres de sopa de vinho branco seco

1 colher de sopa de azeite

Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:


1- Pré-aqueça o forno a 180 graus


2- Num prato, coloque uma folha de papel alumínio de cerca de 50 cm de comprimento (isso ajuda a montar a trouxinha). Pincele o centro com azeite para o peixe não grudar.

3- Corte a cebola em quatro. Transfira a posta para o alumínio e tempere com sal e pimenta do reino (sempre moída na hora) dos dois lados, mas deixa a parte com a pele para baixo. Junte a cebola e regue com o vinho branco e o azeite (se você preferir pode trocar o azeite por manteiga).


4- Levante as extremidades do papel alumínio e vá fechando as pontas para que se forme uma trouxinha bem vedada-assim os líquidos não vazam. Ela deve ficar alta para que o vapor circule e cozinhe o peixe por igual. Coloque a trouxinha numa assadeira e leve ao forno para assar por 10 minutos.











Dica de harmonização: O vinho tinto apresenta taninos e não combinam com peixes, poisdeixa na boca uma sensação metálica. Porém peixes untuosos e encorpados como o bacalhau ou o salmão harmonizam facilmente com vinhos com pouco tanino como é o caso dos gamay.









SHIMEJI NO PAPILLOTE


O shimeji é um tipo de cogumelo pequeno e ramificado. Nesta receita, ele também é preparado no papillote.


Ingredientes


200 g de shimeji
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
1 colher (sopa) de shoyu (molho de soja)
1 colher (sopa) de margarina light


2 colheres (sopa) de vinho branco seco (opcional)
papel-manteiga


Modo de Preparo


1.Pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

2. Lave os cogumelos em água corrente. Escorra e reserve.

3. Separe uma folha de papel-manteiga. Coloque os cogumelos, a cebolinha picada e o shoyu no centro da folha de papel-manteiga.

4. Dobre o papel, fazendo um envelope e aperte bem todas as pontas para que o molho não vase.


5. Coloque o papillote em uma assadeira e leve ao forno preaquecido por 20 minutos.

6. Retire a assadeira do forno e abra o envelope com cuidado para não se queimar.



7. Transfira o shimeji para uma tigela refratária e acrescente a margarina. Misture bem e sirva imediatamente.






E, para incrementar as frutinhas do dia a dia faça essa prática preparação com calda de maracujá. Os embrulhinhos individuais com papel alumínio dão um ar moderno à sua preparação. Experimente!


Rende 4 porções e fica ótimo se acompanhado de sorvete de baunilha.


Ingredientes


12 morangos
4 ramos de hortelã
2 kiwis
2 bananas-nanicas pequenas
4 fatias finas de abacaxi
4 cravos-da-índia
2 maracujás
4 colheres (chá) de adoçante em pó do tipo granular ou 3 colheres (chá) de açúcar


Modo de Preparo


1. Lave muito bem os morangos e as folhas de hortelã sobágua corrente.

2. Descasque as bananas e os kiwis. Numa tábua, corte as bananas em rodelas finas, os kiwis fatias e os morangos ao meio.

3. Pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

4. Corte 4 retângulos de 30 x 25 cm de papel-alumínio. Coloque uma fatia de abacaxi no centro de cada retângulo. Espete um cravo em cada fatia, disponha 3 morangos, 1/2 kiwie 1/2 banana em cada folha. Levante as pontas do papel e feche formando uma trouxinha.

5. Numa assadeira, coloque as trouxinhas e leve ao forno por cerca de 20 minutos. Enquanto isso prepare a calda de maracujá.6. Numa tábua, corte os maracujás ao meio e passe a polpa por uma peneira. Reserve algumas sementes para decoração.

7. Numa panela pequena, junte o suco do maracujá e o adoçante ou o açúcar. Leve ao fogo baixo para esquentar, sem deixar ferver. Acrescente as sementes reservadas e misture bem.

8. Retire as trouxinhas do forno e coloque-as em pratos. Abra o papel-alumínio e regue as frutas assadas com a calda de maracujá. Decore com a hortelã e sirva a seguir.








Dica de harmonização: Uma sobremesa pede um vinho docinho. Geralmente é indicado que a doçura do vinho seja maior que a doçura da sobremesa. Como exemplos podem seros tipos: "porto", late harvest, tipo "asti" e espumantes demi-sec.






Espero que tenham gostado!


Beijos e até a próxima!


Sami.

Nenhum comentário :