16 agosto 2012

Brincando de Chef: Que delícia chegou a época do morango

Oi

Quem não gosta de morangos? Além de saboroso e servir para um monte de receitas, ele é lindo, romântico e apaixonante.

Muita coisa boa pode ser feita com morangos. Pode ser sozinho, com chocolate, chantilly, leite condensado ou qualquer outro ingrediente, não importa, morango é uma verdadeira tentação! 

Sem contar que dá um toque todo especial à decoração de qualquer doce ou bebida. Quem é que resiste àquela frutinha vermelhinha em cima do bolo? 

Aproveite que os morangos estão com preços ótimos pois Agosto, Setembro e Outubro são os meses onde o morango é abundante.





Por volta da década de 60 se iniciou o plantio de morango aqui no Brasil e desde então a produção desta fruta cresce cada vez mais, pois é grande a demanda.

O morango fornece poucas calorias, 5 morangos (de tamanho médio) fornecem 24 kcal. Quanto às vitaminas, podemos encontrar a vitamina C, que ajuda na cicatrização, atua contra infecções, colabora com absorção de ferro no organismo, entre outras funções. As frutas vermelhas são excelentes para cuidar de peles sensíveis. Ajudam a melhorar a hidratação e a revitalizar a pele. A vitamina C presente no morango, ajuda a retardar o envelhecimento e dar mais firmeza a pele. Além disso, comer 100 gramas todos os dias também melhora o funcionamento do intestino e evita a retenção de líquidos.


Aqui vai uma receita de máscara caseira de morango que faço e deixa minha pele ótima! Aprendi com minha mãe. 

Vamos lá:


Bata uma clara em neve e reserve, num potinho de cerâmica, misture alguns morangos amassados, uma colher de maizena e uma colher de aveia em flocos finos. Adicione à clara. Deixe com consistência de pasta mole. Aplique no rosto e pescoço. Relaxe. Deixe agir por uns 15 minutos. Enxágüe com água fria.

Na hora de limpar o morango, uma dica importante é mantê-lo com o cabinho até o momento de utilizá-lo, isso evita que amoleça. Deixe a fruta de molho em água com hipoclorito de sódio na quantidade e tempo indicados na embalagem. Outro toque é regá-lo com suco de limão depois de picado, além de conferir um sabor azedinho delicioso à sobremesa, o morango solta um pouco menos de água. De qualquer maneira, assim que estiver pronto, o ideal é servir um doce com a fruta logo em seguida para garantir um bom resultado.





Com o final de semana chegando, aqui vai algumas idéias simples e deliciosas para você preparar: Uma dica é usar um canudinho para retirar o cabinho da fruta assim elas ficam bem mais bonitas sem eles na hora de servir e seus convidados não vão ter o incomodo de ficar retirando na hora de comer.





Outra dica é derreter o chocolate, colocar em uma forminha de gelo, colocar um morango em cada buraquinho e congelar não tem nada mais gostoso e lindo de se ver.





Eu não costumo congelar os morangos frescos inteiros, mas gosto de fazer geléias e caldas para usar em doces ou sorvetes. Nada como ter uma calda natural em casa. É tão fácil de fazer que você nunca mais vai querer comprar aquelas caldas industrializadas com sabor chiclete...afinal de contas, calda de morango deve ter sabor de morangos, certo?

Calda de Morango
(rende aproximadamente 500g)




Ingredientes

1kg de morangos frescos, lavados e sem as folhas
1 xícara de chá de açúcar
2 colheres de sopa de suco de limão
Modo de Preparo:

Forre o fundo de uma tigela com os morangos e regue com o suco de limão.

Cubra com o açúcar e deixe descansar para sorar (soltar a água dos morangos) durante 30 minutos.

Passe os morangos com o caldo para uma panela e cozinhe em fogo moderado por aproximadamente 10 minutos, mexendo sempre, até formar uma calda grossa.


Os morangos irão desprender uma espuma, que deverá ser retirada com o auxílio de uma escumadeira (a espuma contém impurezas e prejudica o resultado final da sua calda ou geléia).

Desligue e espere esfriar um pouco. Para armazenar sua calda em geladeira por até 1 mês você deverá passar a calda para potes esterilizados e com tampa para vedar muito bem.



Dica para geléia:

Para fazer geléia basta aumentar o tempo de cozimento para 40 minutos ou mais, dependendo do ponto de geléia que você preferir, se for mais grossinha exige menor tempo de cozimento, se for mais líquida exige mais tempo de cozimento.

Para armazenar faça o mesmo procedimento indicado para a calda, mas antes de fechar o pote com a tampa recorte um círculo de papel manteiga e cubra a boca do pote. Depois coloque a tampa por cima deste papel e vede muito bem.

Guarde em local fresco e seco por até 3 meses. É importante que você esterilize todos os utensílios que utilizará para armazenar sua geléia: o pote de vidro, a peneira (se for utilizar uma), o funil e as tampas dos potes, para que sua geléia não estrague depois.

Aproveite!!





PUDIM DE BAUNILHA E MORANGOS


Rendimento: 8 potinhos de cerca de 90ml
Tempo de preparo: 40 minutos + 1 hora de geladeira


Ingredientes:
(compota)

Cerca de 20 morangos, cortados em quartos

1/4 xic. açúcar cristal
(pudim)
1 1/2 xic. creme de leite fresco
1 1/2 xic. leite integral
1 colh. (chá) extrato natural de baunilha ( ou essência de baunilha )
1/2 xic. açúcar cristal
1/4 xic. menos 1 colh. (chá) amido de milho
1/4 colh. (chá) rasa de sal


Preparo:

Coloque os morangos e o açúcar em uma panela pequena e leve a fogo médio, mexendo de vez em quando com uma colher de pau para que o açúcar não grude no fundo. Quando os morangos começarem a soltar líquido, abaixe o fogo para mínimo e deixe cozinhando, destampado, por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando, até que os morangos estejam se desmanchando e o líquido em torno deles esteja vermelho-vivo e quase tão espesso quanto geléia. Desligue o fogo e reserve.

Em uma tigela, misture o creme de leite e o leite. Reserve. Em uma panela de fundo grosso, misture o amido, o açúcar, a baunilha e o sal.

Junte 1/3 xic. da mistura de creme de leite e leite e misture até formar uma pasta homogênea.

Junte o restante do creme e ligue o fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau até que comece a ferver e engrossar. Reduza o fogo e deixe ferver, mexendo, por 1 minuto.

Divida o pudim entre os potinhos. Pegue a compota de morangos e distribua cerca de 1 e 1/2 colh. (sopa) de compota em cada potinho. Com o cabo de uma colherzinha de café, misture ligeiramente a compota ao pudim. Leve à geladeira por no mínimo 1 hora antes de servir.






Pensando também num clima de comemoração vou ensinar como preparar um drink delicioso, uma ótima sugestão para brindar com os amigos, família ou com o love! Este drink é perfeito, além de sofisticado e elegante é muito fácil de fazer. Então mãos a obra, vamos aprender como se faz.








Você vai precisar de :

1 garrafa de champagne ou espumante
Aproximadamente 30 morangos maduros cortados ao meio.
Meio copo de açúcar refinado.

Modo de preparo:

Separe 10 morangos para decorar as taças.

Em um recipiente de plástico ou vidro coloque 20 morangos e a açúcar, amasse até ganhar consistência, em seguida adicione o champagne ou o espumante (bem gelado) a esta "massa" de morango e misture até que o líquido fique totalmente vermelho.

Com os morangos separados decore as taças, você pode colocá-los na borda da taça (conforme a foto), ou simplesmente colocá-los dentro da taça junto ao drink.

Para acompanhar um outro drink pegue morangos gigantes e sirva dessa maneira: em um bowl coloque Cointreau (licor de laranja) e no outro açúcar cristal. Basta mergulhar o morango no licor e depois passar o açúcar em volta dele. Que delícia!



Um ótimo final de semana para todos,

Beijos,
Sami.

Nenhum comentário :