25 abril 2012

Etiqueta à mesa




Vocês sabem a diferença da taça de vinho tinto para a de vinho branco? Qual lado do prato o garfo deve ficar? Esquerda ou à direita do prato? 



Pode parecer frescura, mas em algum momento da sua vida você pode acabar precisando saber essas regrinhas de etiqueta, principalmente para um jantar formal. 



Então, por que não aprender a disposição correta dos talheres, taças, pratos, guardanapos, etc. 



Para começar, achei na net essa ilustração bem prática e útil.




A disposição dos pratos, dos copos e dos talheres é sempre a mesma, mas pode variar de acordo com a quantidade desses itens à mesa.


Talheres

Cada talher é usado numa etapa da refeição. Os garfos ficam à esquerda , as facas e colheres de sopas à direita. A sequência de uso é de dentro para fora. Para sobremesa utilize os talheres à frente do prato.


Copos

Sempre da direita para a esquerda, no sentido em que serão empregados, os copos ficam dispostos na seguinte ordem: vinho branco, vinho tinto, água ou champagne. Esta é também a ordem de tamanho dos copos.

O de vinho branco é normalmente menor do que o de vinho tinto, que por sua vez é sempre menor do que o de água.


Pratos

Em uma refeição à francesa (quando há alguém servindo) os pratos são retirados da mesa juntamente com os talheres utilizados, à medida que mais pratos vão sendo servidos.

O prato de salada pode ficar sobre o prato principal e o prato de pão fica acima e à esquerda destes. O pão é um dos poucos alimentos que devem ser comidos com as mãos.

O sousplat é um prato largo, colocado em primeiro lugar à mesa. Este prato serve apenas para sustentar outros pratos ou tigelas e não é trocado durante a refeição.


Guardanapos 

Na mesa formal o guardanapo fica á esquerda ou se não houver espaço em cima do prato. Ao iniciar a refeição, ele deve ser colocado sobre o colo e usado sempre antes de beber algo. Ao término, o guardanapo deve ser dobrado e colocado ao lado esquerdo do prato.

O ideal é que também haja um guardanapo de papel para retirar o excesso de batom para as mulheres. Se não tiver, antes da refeição,vá ao banheiro para retirar o batom, manchar o guardanapo do anfitrião não tá com nada.

Se você não tiver um porta guardanapo, faça um pequeno arranjo com flores ou dê um laço de fita dar um toque. Ao sentar-se à mesa, os guardanapos são desdobrados e colocados no colo, onde permanecem durante a refeição.


Posição dos Convidados à Mesa

Nem sempre este ponto é levado em consideração, mas para que a refeição seja o mais agradável possível, disponha os convidados por afinidades próximos uns aos outros. O mais importante é que todos se sintam confortáveis, independente da formalidade.


Quem começa a Refeição

Sempre o anfitrião!

Em que mãos usar o garfo e a faca? 

Garfo na esquerda e faca na direita. Confesso que para mim isso é impossível!!! Mas as consultoras de etiquetas dizem que não há problema algum trocar talheres de mão.

Segundo a consultora Vanda Mazza, uma dica é cortar dois ou três pedaços de carne com garfo na esquerda e depois levá-lo a boca com a direita.

Atenção!! Cortar a carne toda de uma vez nem pensar!!!!!


Verduras e massas

Verduras e massas não devem ser cortadas. Massas devem ser enroladas com garfo, já as verduras devem ser dobradas, como se fossem uma trouxinha que caiba na boca.

E o caroço da azeitona e a espinha do peixe?

Podem ser retirados com o dedo (estranho não é?!) e colocados no canto do prato

Abaixo três esquemas de montagem de mesas, que "furtei" do site da tok stok. Umas mais e outras menos formais, com alguns toques sobre talheres, copos, pratos e guardanapos.










Pessoal, vale repetir que essas dicas são para ocasiões formais, ok! No dia a dia, use e abuse da criatividade e da descontração.

Bon appetit! 

Bjokas,

Carol.