09 janeiro 2013

Pelo Rio: Passeio pela Ilha Fiscal

Oi Gente,

Ano passado (parece que tem muuuito tempo!) fiz um passeio pela cidade maravilhosa que já estava há tempos ensaiando. Conheci a Ilha Fiscal numa ensolarada tarde de domingo.

Que passeio agradável. Além do visual maravilhoso, você mergulha e respira história do Brasil, que eu amo de paixão!










Um pouquinho da história: A Ilha Fiscal foi primeiramente denominada Ilha dos Ratos. O nome se referia ao grande número de ratos que teriam vindo fugidos das cobras da Ilha das Cobras.

Transferida para a Marinha pelo Ministério da Fazenda, em 1914, a Ilha é hoje parte do Complexo Cultural do Serviço de Documentação da Marinha.

Cenário do evento que ficou conhecido como “O Último Baile do Império”, realizado alguns dias antes da Proclamação da República, a Ilha Fiscal continua sendo um elo entre o presente e o passado. Décadas se passaram e o castelinho, que testemunhou tantos fatos históricos, é hoje uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro.

No castelo, aberto à visitação, destacam-se o Torreão e a Ala do Cerimonial. Três exposições permanentes também são atração no Castelinho: A História da Ilha Fiscal, A Contribuição Social da Marinha e A Contribuição Científica da Marinha.



O acesso à Ilha Fiscal é feito pela escuna que sai do Espaço Cultural da Marinha, localizado na Av. Alfredo Agache s/n , próximo à Praça XV, Centro, RJ.

Visitação: de 5a feira a domingo.

Horários: 12h30, 14h e 15h. O embarque iniciará 15 minutos antes do horário da saída da embarcação, portanto pessoal vocês devem chegar 30 mim antes.

Valores:
R$ 15,00 - adultos
R$ 7,00 - estudantes, crianças até 12 anos e adultos com mais de 60 anos.

Olha nós ai!!



Super recomendo!
Bjokas,
Carol.

Nenhum comentário :