12 novembro 2012

Brincando de Chef: Quer dar um toque oriental na cozinha? Aprenda a fazer yakisoba"

Os orientais têm um apreço pela arte e ela está em tudo o que fazem. É uma dimensão da sua religião e envolve a escrita, o pensamento matemático, filosófico e também no elemento estético em sua alimentação.







Neste post, preparei uma receita chinesa muito saborosa e bem aceita em todo o mundo, o Yakisoba.Quer aprender a fazer um yakissobafácil fácil? Siga essas dicas e delicie-se com esse prato tipicamente oriental e além disso muito saboroso.




Sempre que eu comia esse prato nos restaurantes chineses e depois tentava fazer em casa, nunca dava certo. Era frustrante gastar tantos insumos para nada. Mas, depois que comecei a estudar e aprender “os segredinhos” vi que usar o macarrão e o molho correto é que fazem toda a diferença.Outro conselho que eu dou é quanto à uniformidade dos cortes. Procure cortar os legumes o mais fino que você puder, pois assim eles cozinharão mais depressa. O brócolis, por exemplo, você deve cozinhá-lo no vapor primeiro e acrescentá-lo a preparação por último para que ele permaneça al dente.

O Yakisobaembora seja um alimento muito consumido no Japão é na verdade de origem chinesa. É um dos pratos mais populares e baratos no Japão, além de ser muito nutritivo e saudável. Yakisoba significa literalmente “Macarrão frito”. Preparado à base de legumes e macarrão (sobá) frito, o Yakisoba pode ou não levar carne,camarão,frango. O macarrão não é o italiano, mas sim o lámen. Existe o lámen de preparo rápido, emmenos de um minuto (que eu não aconselho) e o tradicional, que ferve por cinco ou seis minutos.

Esse aqui é o macarrão que eu indico: Macarrão Hirotani para Yakisoba.


Quando você for preparar o seu Yakisoba utilize uma WOK (frigideira oriental) ou uma frigideira grande.




Então vamos à receita:

300 gr de macarrão de yakisoba (cozinhar por uns 6 minutos)

50 gr de cebola

50 gr de repolho

50 gr de brócolis americano

50 gr de cenoura

50 gr de pimentão amarelo

50 gr de cogumelos da sua preferência

200 gr de filé mignon ou peito de frango ou camarão ( se você for usar frango deixe ele marinando com um pouco de shoyo e saquê)

Óleo de gergelim torrado ( QB )

Para o molho:

150 ml de molho TONKATSU (molho tipo inglês à base de maçã)

50 ml de molho shoyo

50 ml de saquê mirin

3 C.S. de HONDASHI

3 C.S. de açúcar

Pimenta do reino e sal (QB)

Preparo: É só misturar tudo.

Dica do molho: NÃO USE O MOLHO PRONTO PARA YAKISOBA DA SAKURA POIS O SABOR E A CONSISTÊNCIA NÃO É BOA ( e na minha opinião nem saboroso é...). Vá a uma loja de produtos orientais e invista nos molhos corretos. Você vai ver que no final o resultado será outro.











Modo de preparo:

1-Aqueça o óleo em uma wok e doure a cebola.

2-Acrescente a carne e deixe fritar por alguns instantes.

3-Acrescente a cenoura, o pimentão e deixe cozinhar um pouco.

4-Acrescente o molho e deixe que a cenoura e o pimentão cozinhem,e que o molho reduza um pouco.

5-Só então acrescente o brócolis (que já está pré-cozido) e o repolho.

6-Acrescente o macarrão já cozido.

7-Sirva imediatamente.




Sugestão de Harmonização:

Harmonize com um bom vinho branco ou um espumante extra dry. Ou por que não com uma excelente cervejinha? Minha dica é a cerveja especial KIRIN ICHIBAN premium campeã de vendas no Japão. De gosto suave, macio, encorpado e refrescante, esta cerveja tem processo especial de produção, usa somente o primeiro extrato do mosto cervejeiro, enquanto a maioria das cervejas o faz de 2 a 3 vezes.



Uma ótima semana para todos!

Bjs,

Sami.

Nenhum comentário :