12 julho 2011

Reciclando: Os Caixotes


Olá pessoal, tudo bem?


Hoje vamos voltar a falar sobre DECORAÇÃO e RECICLAGEM!


Na minha opinião, essa foi a melhor e mais útil reciclagem que já vi ! Eles se tornaram melhores amigos nos últimos meses: " Os caixotes"


Desde que vi na revista Minha Casa, uma reportagem mostrando a casa de uma arquiteta que usou caixotes de feiras em vários cômodos do ap, para fazer nichos na cozinha, no quarto, no banheiro, eu pirei com a idéia e me dei conta que eles, OS CAIXOTES, iriam mudar a minha vida.


































A partir daí, comecei a pensar onde poderia usá-los. Empolgadíssima, comentei com meu marido, com a Mi, com minhas amigas (É claro que todos devem ter achado que eu tinha surtado de vez!!!) e pedi para minha mãe comprar alguns dos caixotes no Ceasa. Ela comprou de 2 tipos: Um menor e mais fechadinho (parece um nicho) e um outro maior, com ripas mais abertas.


Cada um custou a bagatela de R$ 1,00. 

Caixotes


















O meu primeiro projeto com os CAIXOTES foi a confecção de 02 mesinhas para colocar nas laterais do sofá cama, que fica no "quarto da Mi e dos hóspedes" aqui de casa. 

Ganhamos o sofá cama "vintage", da tia do Rafa, e, desde então, ele ficou perdido no quarto, junto uma antiga mesinha de cabeceira, que hoje abriga uma tv.



















Então coloquei a mão na massa para transformá-los em mesinhas!


Usei os seguintes materiais:  

- Lixa para madeira;
- 02 rolinhos;
- 01 pincel pequeno;
- Tinta acrílica da cor que você deseja. (eu tinha uma latinha de branca);
- Removedor.


Primeiro passo: 

Como os caixotes são imundos (vocês não fazem idéia da sujeira que é a caixotaria do Ceasa), lavei com escova, água e sabão. Deixei secando por 24 horas. Tirei os pregos que estavam grudados. 

Segundo passo: 

Essa é a parte mais chata e trabalhosa. Como eles são meros caixotes de frutas e legumes, a madeira possui muitas imperfeições. Então, lixei bastante até que a superfície ficasse mais lisa possível. 

Terceiro passo: 


Pintei com o rolinho e só usei o pincel para dar acabamento. O ideal é que você inicie pintando pela parte de dentro do caixote. Dependendo da qualidade da tinta, 02 demãos dela é o ideal. Mas se mesmo assim continuar manchado, passe mais uma. 


Vejam o resultado final: 



























Fala a verdade: Quem diz que esses sãos aqueles caixotes xexelentos????!!!

Eles são uma excelente opção para quem quer decorar algum ambiente sem gastar muito. 

Como o meu sofá cama é mostarda, coloquei alguns itens amarelo, vinho e verde (cores do futon estampado). 


Para enfeitar os caixotes, usei artigos super baratos. Uma vela que já tinha em casa, comprada no Caçula, um pote de vidro que já tinha em casa, com aquelas bolinhas que inflam ao colocar na água, plantinha natural dentro do cachepô de latão (você encontra em várias lojas no Saara em todas as cores. Esse aí custou R$ 4,50), porta retrato que ganhei de natal da Mi e algumas revistas de decoração e livros empilhados. 



























Do outro lado, coloquei mais 02 cachepôs de latão prata (imitando aço escovado!!!) Comprados na mesma loja no Saara!!! kkk) com cáquitos, livros empilhados, 3 velinhas em cima do fundo na minha queijeira que quebrou a tampa, porta retrato que minhas primas me deram de presente no niver e as girafinhas fofas que comprei em Recife. 


Como precisava dar um destino em algumas tralhas (cds e dvds), coloquei na última prateleira.  
































































Gente, lembrem-se que para a decoração ficar harmônica, é preciso coordenar as cores dos objetos (sofá, almofadas, bibelôs, etc.). Outra dica importante: Não entulhem muitos objetos!!!!!



Almofadas FAZEM TODA A DIFERENÇA!!! Abusem delas sempre!!!! Se você souber costurar (meu sonho de consumo!!!!), melhor ainda. Compre tecido e faça suas próprias capas. Assim, você pode brincar de variar estampas e cores! 


Mas, se você for como eu, existem muitas opções de capas de almofadas em lojas como Leader, Varejão das Fábricas, Casa e Vídeo e em grandes supermercados, há um preço acessível. 

Eu aproveitei esses caixotes menores para fazer mesinhas. Mas existem outras variações! Vejam como eles podem ser úteis: 




Uma estante feita com caixotes maiores

































Mesinha lateral na sala de estar




































Estante muito chique, com fundo forrado de contact ou papel de parede





Como nichos fixados na parede






























Porta revistas






























E vocês, já conheciam a idéia de reciclar caixotes? Gostaram da opção BBB (boa bonita e barata)?! 













Espero que tenha servido de inspiração, viu! 


Depois nos conte o que vai fazer com os caixotes de feira.


Nos próximos posts eu mostrar as outras "artes" que fiz com meus melhores amigos da vez. 


Bjokas,


Carol.



3 comentários :

Daiana Brandão disse...

Adorei a idéia dos caixotes fixados na parede. Estava precisando mesmo de uma idéia para colocar a coleção de motos miniatura do meu filho (mais ou menos 75 motos)Eduardo de 11 anos, que fosse BBB, mas, até agora não tinha encontrado nada. Será que posso pintar os caixotes de cores variadas...o quarto dele tem cores que variam do verde ao coral? Beijos!!!

Fusca Rosa disse...

Oi Dai,
Se os móveis forem neutros, acho que vai ficar ótimo! Tente pintar dessas cores vaiadas ou apenas de verde e coral.
Depois nos mostre como fixou, tá!
Bjokas

Anônimo disse...

Nossaaaaaaaa....
AMEI tudo!!!!! :D
Ficou show!
Vou ser sincera, não tenho nenhuma habilidade para pintura...kkkk.
Beijinhos e Parabéns! :D